15 dicas fantásticas para seu canal no Youtube – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Você com certeza acessa o Youtube, o maior site de compartilhamento de vídeos da internet. Pode ser que você seja daqueles que apenas usam o site como uma fonte de entretenimento. Agora, se você vê o portal como uma ferramenta de trabalho ou como uma fonte de sucesso (tanto financeiro como pessoal), o artigo de hoje é para você. Você que tem um canal no Youtube, que têm um trabalho consolidado no site ou que deseja começar a publicar seus vídeos com uma certa periodicidade, encontrará aqui 15 dicas fantásticas que ajudarão você a encontrar o caminho do sucesso com seu canal.

1. Defina um nome chamativo para seu canal. Essa dica é mais para quem está começando. Se você vai criar um canal, use um “Username” criativo e chamativo. Ele vai ser a sua marca no Youtube, as pessoas te conhecerão por ele.

2. Tenha um design bonito. O design do seu canal, incluindo background e imagem de perfil, devem resumir o que você está fazendo em seu canal. Nada de utilizar templates ou logotipos prontos: criar seu próprio, além de ser mais autêntico, te coloca “por cima” de canais que tem as mesmas cores e o mesmo layout.

3. Não use vinhetas ou introduções longas demais.  Utilizar as famosas “intros” em seus vídeos, garante que o espectador lembre do seu canal. Mas tome cuidado: o tempo ideal de uma introdução é entre 10 e 15s. Até 20s é aceitável.

4. Peça avaliações, favoritos e inscrições. No final de seus vídeos, peça para que seus espectadores avaliem seu vídeo. Não diga: “Cliquem no gostei para me ajudar”. Peça uma avaliação completa do vídeo, incluindo comentários. Lembre-os de se inscrever em seu canal (caso queiram) e de adicionar o vídeo aos favoritos.

5. Mantenha uma relação com seu público. Responder comentários, ser atencioso, tudo isso irá cativar ainda mais o seu público, podendo fazer com que eles se tornem fiéis.

6. Comente nos vídeos alheios. Comentar em vídeos de canais parecidos com o seu irá fazer com que você seja percebido. Mas os comentários devem agregar valor ao conteúdo do vídeo, e não ser apenas uma peça publicitária do tipo “Ótimo vídeo. Visitem meu canal”. Apenas use essa dica se realmente for comentar algo construtivo.

7. Se inscreva em outros canais. Se inscreva em canais que tenham um conteúdo como o seu, mas apenas o faça se realmente gostar do conteúdo do outro canal. Jamais peça para retribuir suas inscrições.

8. Adicione canais como “Amigos”. Fazendo isso, os canais que aceitarem seu pedido de amizade irão ter em suas páginas iniciais todas as atualizações de vídeo do seu canal, como se eles estivessem inscritos. O número de canais amigos não influi na hora de pedir parceria com o Youtube.

9. Envie vídeos por “Mensagem Privada”. Com o recurso de mensagens privadas do Youtube, você pode mandar seus vídeos mais interessantes para canais que você conheça, e garantir que eles assistam seus vídeos. Mas tome cuidado para não ser confundido com um SPAMMER.

10. Não faça SPAM. Jamais faça SPAM. Seja por comentários, seja por mensagem privada. Todo mundo odeia quem está apenas interessado em divulgar o próprio canal. Isso “queima o seu filme” no Youtube. Qualquer dúvida, volte para a dica 6.

11. Faça parcerias. Procure canais do mesmo tamanho que o seu e tente fazer parcerias com eles. Não estou apenas falando de Box4Box. Vocês parceiros devem colaborar realmente um com o outro. Deem ideias no conteúdo, ajudem na divulgação de seus canais, sejam parceiros de verdade.

12. Crie um blog. Criar um blog faz com que seus vídeos do Youtube possam ser encontrados por qualquer pessoal que fizer uma pesquisa no Google. Isso aumenta a visibilidade e a audiência dos vídeos. Mas também coloque bom conteúdo no blog, para ganhar boas posições nos resultados do Google.

13. Ignore os Trolls e os Haters. Pessoas para te jogar no chão e pisar em cima de você sempre vão existir. O que você deve fazer com os usuários que só estão ali para negativar seus vídeos e te ofender por comentários é simplesmente ignorar. Ou você pode responder as atitudes deles calmamente e educadamente e ainda sair por cima na situação. No começo é difícil, mas depois você encontrará boas almas para te ajudar.

14. Faça sorteios e presenteie seus inscritos. Fazer sorteios é um ótimo meio de conseguir inscritos. Você pode exigir que o usuário se inscreva no seu canal para participar do sorteio. Mas só sorteie coisas relevantes e que você mesmo possa fazer. Sempre dê coisas originais. Os famosos “regalos” também são importantes: oferecer presentes de graça para seu público é uma forma de mantê-los em seu canal.

15. Conecte sua conta com o Facebook e outras redes sociais. A possibilidade de conectar seu canal com outras redes sociais é uma janela para ganhar audiência. Qualquer ação sua no Youtube será mostrada no Twitter, Facebook, Orkut, entre outros.

Bônus: Peça ajuda de canais maiores. Pedir que canais grandes avaliem seu conteúdo é uma ótima forma de melhorar seu desempenho no Youtube e ainda, quem sabe, ganhar um “gostei” e ter seu vídeo indiretamente divulgado por um canal maior. Nunca peça: “Clica no gostei aí por favor”. Seja mais cortês: um “Poderia avaliar meu conteúdo, por gentileza” cairia melhor pra essa situação. Não me considero dono de um canal grande, mas se quiser, posso te ajudar e dar minha opinião sobre seu conteúdo.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais