Tudo o que você sempre quis saber sobre clipes – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Começa a tocar Thriller, do Michael Jackson e é difícil se segurar pra não ir fazendo aquela dancinha CLÁSSICA!

Com certeza, esse fenômeno que eternizou não só a dancinha ou a música, mas toda uma performance que a gente continua se inspirando até hoje, se deve muito a um trabalho audiovisual em especial: o clipe.

O clipe de Thriller deixou a obra marcada na história, assim como o de Bohemian Rhapsody marcou a trajetória do Queen. É impossível ouvir a música sem pensar nas cenas deste clipe épico, não é mesmo? Seguindo essa linha, os clipe da Anitta por exemplo, tem tido esse efeito de marcar a trajetória artística no cenário atual.

E é sobre essa preciosidade do audiovisual, o texto de hoje da nossa série sobre gêneros. É uma categoria muito bacana e cheia de possibilidades criativas. Bora conhecer?

Clipe é um tipo de produção audiovisual que mistura filme, curta metragem, e elementos que são únicos, fazendo deste gênero, por si só, uma mistura de manifestações artísticas, que envolve imagem, som e performance de um jeito muito particular.

Vamos falar de três pontos que são responsáveis por um clipe incrível e marcante:

Cor

Olha que lindona a imagem desse clipe produzido pelo Edgar Wright! As cores usadas num clipe, combinadas com o conjunto de edição e produção criam a identidade visual e conexões afetivas com o espectador, despertando diversas emoções que podem fazer o clipe e o artista inesquecíveis.

Captação

A captação é aquilo que alguém que não trampa na área, normalmente não faz ideia do que se trata, mas é fisgado por ela. O estilo de captação pode determinar o caráter de um clipe, sendo fundamental pra história que se quer passar com ele.

Um exemplo genial disso, é o clipe de Kaça, da Karol Conka que já apareceu na nossa BNews e conta com uma filmagem bem peculiar que faz toda a diferença na ideia do clipe, comunicando os sentimentos da personagem e da música em si, de uma forma genial.

Storytelling

 

Um clipe é uma história, que pode ser mais ou menos amarrada, com diferentes possibilidades de formato e sequência, mas nunca deixa de ser uma história. Por isso, pra produzir um clipe de impacto, é preciso prestar muita atenção nisso, ter boas referências e articular as coisas de forma criativa. Como a gente vê em This is America que já virou praticamente um clássico mesmo sendo uma produção tão recente.

O clipe é um gênero muito bacana pra quem se interessa pelo audiovisual, tanto no sentido de ser consumido, porque é uma fonte de inspiração muito completa e que pode dar muita referência pra criação, como também é uma possibilidade de produção muito democrática pra se trabalhar, porque é possível criar clipes incríveis até mesmo com poucos recursos de equipamento, é só dar bastante atenção para os pontos que a gente colocou nesse texto e deixar a criatividade rolar!

 

E você, curte clipes? Acompanha o Brainstorm na nossa newsletter, a BNews, que sempre tem um clipe massa pra gente se inspirar por lá!

E se você ta pensando em produzir clipes e não sabe como começar, como montar um portfólio pra esse tipo de trabalho, eu tenho  o material certo pra isso! Só clicar aqui e mandar ver!

Um forte abraço e sucesso nas edições!

 

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais