Softwares PROFISSIONAIS para Edição de Vídeos: O guia definitivo – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

No post anterior, detalhamos alguns softwares GRATUITOS para edição de vídeos que podem te ajudar a entender suas funcionalidades principais, e, claro, seus serviços gratuitos.

Mas o guia definitivo não fica por isso, o leque dos programas pagos para editar vídeos é bem diverso, e se você decidiu virar editor e tem uma grana pra gastar com a nova jornada, saiba que isso é um investimento, mas claro, é muito importante pesquisar antes pra não torrar dinheiro com um programa cheio de erros, correto?

Não dá pra sair comprando e testando tudo que vê pela frente. Vamos lá?

Por que usar softwares pagos de edição de vídeo se existem gratuitos?

Se você decidiu de vez aprender a editar vídeos e está procurando o melhor programa para editar, eu posso te garantir uma coisa: utilizar um software bem construído, que agilize o seu trabalho em vez de causar dores de cabeça com bugs e travamentos e, principalmente, que permite você explorar toda a sua criatividade com muitas possibilidade, é fundamental. Por isso, às vezes, gastar uma graninha com essas ferramentas é necessário.

Vegas

Já pensou em reunir a simplicidade de um programa fácil de manusear, como o Movie Maker, e um super editor com pacote completo de recursos?

Saiba que o Vegas é o queridinho de muitos editores, com transições, efeitos e tecnologia que contam muito em produções profissionais. Ele possui um banco próprio de trilhas, áudios e o mais legal, apresenta um efeito que permite a correção de defeitos localizados sem precisar corrigir cada cena, separadamente. Um barato, não?

Sua facilidade atrai muitas pessoas que estão começando a se aventurar pelos editores pagos. :p

Mas para um bom resultado, é essencial que você tenha noções de edição básica para conseguir controlar esse programa. Ah, ele está disponível somente para computadores Windows.

 

Final Cut

Vamos continuar falando de eficiência… O Final Cut é um programa conhecido pela sua ferramenta de criar títulos em 3D e também a possibilidade de trabalhar em cima das iluminações, texturas e animações das cenas.

É um software considerado profissional, e necessariamente, precisa também de uma certa intimidade com funções básicas de edição.  Você pode editar materiais com resolução de até 4K sem grandes dificuldades. O software é muito bem construído e estável, contando com todas as funcionalidades necessárias para o desenvolvimento completo de um filme.

A principal desvantagem é que, por ser desenvolvido pela Apple, pode ser utilizado somente em Mac.

 

Adobe Premiere

Ah… o que dizer do nosso conhecido Premiere?! Esse software é referência de mercado. Sempre aparece uma nova versão dele por aí com atualizações bacanas, e que contam com recursos e funções novas. A última delas foi lançada há menos de um mês e a gente já fez um vídeo mostrando 4 novas funções do Adobe Premiere CC 2018.1.

Para quem precisa de um editor que vai além das expectativas, ele é super indicado. Seu desempenho em computadores mais modestos é muito bom comparado a outros softwares. O que acaba por pesar um projeto mais do que o outro é o tipo de edição que você está fazendo e a quantidade de efeitos que está utilizando.

Seus recursos de efeitos visuais são bem práticos, a correção de cor e luz requer poucos cliques e seus gráficos são intuitivos. Mas o que destaca esse programa dos demais, é a facilidade de sincronização com os demais programas do Adobe Creative Cloud (CC), como o Photoshop, Illustrator, After Effects, Media Encoder e Audition, muito utilizado pelos editores de plantão.

Uma grande dica:

A maioria dos softwares aqui citados conta com períodos de teste grátis para você conhecê-los melhor antes de efetuar a compra. Essa é a hora de aproveitar os testes gratuitos e encontrar o que você melhor se adapta. ;D

Não gostou de nenhum deles? Acha que todos têm funções demais e que é muito dinheiro gasto para você editar um vlog por semana para o seu canal?

Não se desespere! No próximo post falaremos sobre aplicativos de edição que você pode usar no seu smartphone. Eles podem ser uma melhor escolha para edições casuais…

Se quiser receber um aviso quando a próxima postagem da série for lançada, coloque seu email aqui.

Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo para alguém da nossa equipe responder.

Também siga nosso Facebook, Twitter, Instagram e Youtube para não perder nenhum conteúdo sobre o audiovisual.

Um grande abraço e sucesso nas edições.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais