Softwares GRATUITOS para Edição de Vídeos: O guia definitivo – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Neste guia definitivo dividido em três partes vamos trazer informações de softwares que muita gente procura.

Se você tem dúvidas em como escolher softwares para edição de vídeo, seja você amador(a) ou até mesmo profissional, preparamos esse material com alguns programas de edição gratuitos do mais básico até o mais avançado, com a intenção de orientar a sua escolha.

Ah, o próximo post será sobre softwares pagos e o terceiro sobre aplicativos de edição, dito isso, vamos aos softwares gratuitos?

 

Softwares gratuitos de edição de vídeo

Se o seu interesse é por um programa de edição básico e não tem noção de algum, temos em mãos algumas opções que podem te servir de apoio. Esses softwares contam com funções primordiais, como cortes, trilha sonora e efeitos visuais, e ainda, são gratuitos. Mas vale lembrar que eles não são indicados para produções mais complexas, já que suas ferramentas podem ser limitadas, dependendo de até onde vai a sua criatividade.

 

1. Windows Movie Maker

O Movie Maker é um dos programas mais conhecidos dos editores de longa data (Sério, não dá nem pra mensurar quantas pessoas começaram a editar vídeos com esse software). Ele conta com três versões diferentes que variam de acordo com o sistema operacional.

O Movie Maker 2012 é o mais recente e, diferente das versões mais antigas não é nativo do Windows. Está disponível para Windows 7, 8 e 8.1,uma das principais novidades para a época foi a possibilidade de estabilizar imagens de smartphones e compartilhar os filmes diretamente em redes sociais.

Todas as versões contam com ferramentas de transições, trilha sonora, legendas, filtros e algumas animações. Ele é o programa ideal para quem precisa criar um pequeno filme, pois é leve e super rápido. Mas a partir de 2017 o editor foi descontinuado (ou seja, não conta mais suporte da Microsoft).

2. HitFilm

Diferentemente da grande quantidade de softwares disponíveis para edição básica, às vezes, nós editores, sofremos com a escassez de alternativas para criação de efeitos visuais mais complexos. Contudo, o HitFilm oferece soluções nesse sentido. O programa conta com a possibilidade de compor mais de 180 tipos diferentes de efeitos, (até 3D :O) com transições e camadas ilimitadas. E o mais bacana: ele conta com uma série de tutoriais e treinamentos, TUDO GRATUITO. o/

Seus desenvolvedores oferecem outras extensões que contribuem para o melhoramento de luz e sombra ou reparação de imperfeições. O HitFilm Express, por exemplo, é um pacote que apresenta efeitos visuais muito profissionais, de filmes mesmo. É possível criar os famosos sabres de luz do Star Wars com poucos cliques.

Mas como nem tudo é perfeito, infelizmente, o editor não conta com tradução para o português e alguns add-ons (funcionalidades pagas) não agregam tanto e poderiam estar na edição gratuita.

 

3. Kdenlive

Partindo para outro sistema operacional, o KDEnlive, do Linux, apresenta recursos como a visualização de efeitos em tempo real e uma edição muito mais prática que permite a aplicação de efeitos de áudio e vídeo.

Para um bom gerenciamento do projeto, esse programa disponibiliza marcadores e guias, além de visualizações múltiplas de faixas, que dividem o visualizador em quatro telas, mostrando uma faixa em cada uma.

Suporta diversos formatos, tanto de áudio como de imagens e vídeos.

Se você precisa de um programa de edição de vídeo para Linux, então o KDEnlive é um forte candidato para sua escolha.

4. Imovie

O iMovie é o app de edição de vídeos da Apple. Por conta disso, está disponível apenas para Mac e iOS. Sua interface é muito intuitiva, permitindo que você crie seus filmes acrescentando trilhas e efeitos pré-montados com grande facilidade.

Você pode fazer cortes, reorganizar os clipes, trocar transições e exportar o resultado final em qualidades de até 4K. Ele conta ainda com funcionalidades muito bacanas, como a criação de trailers com modelos de fácil alteração. É uma ótima opção para usuários de dispositivos da maçã que precisam de um aplicativo para editar vídeos rapidamente.

5. Davinci resolve

O Davinci Resolve é a versão gratuita da BlackMagic Design para o Davinci Resolve Studio e o Davinci Resolve Advanced. É muito conhecido pelas funcionalidades de tratamento de cor profissionais que chegam bem perto das presentes nas versões pagas do software.

Contudo, pode assustar os iniciantes no ramo da edição pela sua interface um tanto quanto complexa, pois se assemelha muito com as utilizadas por profissionais há muito tempo no mercado. Também exige uma máquina potente para seu bom funcionamento.

 

Qual o melhor?

Agora é testar e escolher o que melhor se adapta às suas necessidade, ou quem sabe, combinar dois ou mais desses programas na sua edição.

No processo talvez você sinta falta de funcionalidades mais avançadas, ou ferramentas que possibilitem uma maior agilidade e exploração da sua criatividade. Mas o mundo dos programas de edição não acaba nos softwares gratuitos. No próximo post você conhecerá algumas das melhores ferramentas para investir caso você queira fazer disso o seu negócio.

Receba um aviso sempre que uma nova postagem da série for lançada, clicando aqui.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, será um prazer solucioná-la.

Também siga nosso Facebook, Twitter, Instagram e Youtube para não perder nenhum conteúdo sobre o audiovisual.

Um grande abraço e sucesso nas edições.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais