Os porquês do audiovisual. Como se inspirar para desenvolver um conteúdo criativo e original. – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Se você acompanha o Brainstorm, com certeza já ouviu que nada no audiovisual é por acaso ou que tudo no audiovisual tem um porquê, certo? Isso significa que cada elemento de um vídeo quando ele é bom, ou melhor, quando ele é incrível, comunica alguma coisa, está ali por algum motivo. Ou seja, o som, a cor, as transições, cortes e efeitos estão ali para passar uma mensagem, pra dizer alguma coisa.

Um vídeo é incrível quando essa mensagem é transmitida de forma inteligente, criativa e original e pra fazer isso, a gente precisa tirar essas ideias de algum lugar, mas da onde? Aqui nesse texto, você vai encontrar algumas dicas de inspiração pra te dar aquela força no seu processo criativo.

Técnica

Primeiro de tudo, é importante ter uma boa noção técnica e trabalhar bem com isso, dominar as ferramentas de edição e estar atento a detalhes importantes como equalização, correção de cor e de luz, que são coisas super simples, que fazem toda a diferença na produção de um bom material. Pra isso, você sabe que pode contar com os nossos tutoriais no Youtube, e é claro, com a Brainstorm Cursos que te dá todos os recursos pra te deixar pro no que você faz.

Organização

Esse tópico também tem a ver com a técnica, já que faz parte de um bom trabalho, saber se localizar na sua Timeline e tudo mais. A dica aqui é se organizar em relação às referências também. Pra que perder horas procurando um fundo musical legal pro que você está produzindo se você pode ter todo esse material à sua disposição numa biblioteca organizada? O mesmo vale para imagens e outros elementos. A gente já falou sobre organização e planejamento no canal, se você quiser saber mais desse assunto, é só conferir lá.

Biblioteca

Falando dela, tá aí um tópico muito importante do processo criativo do audiovisual. Às vezes pode parecer um desperdício de tempo ou um trabalho perdido, mas pelo contrário, investir numa biblioteca bem diversificada, com conteúdos variados e de qualidade, o mais completa possível, vai te ajudar a fazer um videozão, pode confiar. Pense nesse tempo de pesquisa como um investimento para a economia do seu trabalho de edição futura, que vai ficar criativa e original, pois você terá onde buscar materiais.

Saia do óbvio

Falando em originalidade, essa dica vai desde a parte técnica, como fazer trocas simples nos cortes do seu vídeo por exemplo, usando J-cut em vez de Jump-cut como a gente falou no vídeo 3 coisas SIMPLES que deixam seu VÍDEO MAIS PROFISSIONAL, até a exploração de efeitos e, consequentemente,  o trabalho com as emoções do espectador. Um bom lugar para se inspirar é o seu próprio processo de edição, experimente combinar diferentes imagens e sons, sair do óbvio e previsível, vai brincando e criando diferentes efeitos, você vai ver como vale a pena e ajuda a criar coisas legais.

Faça do seu vídeo, uma experiência

Uma outra fonte de inspiração para a produção de conteúdo é muito simples, e talvez por isso, a gente acaba não prestando muita atenção: o nosso próprio corpo. Que doideira é essa? Um vídeo criativo, vai muito além de imagem e som, mexe com todos os sentidos. Para criar conteúdo e comunicar ideias de uma forma inusitada, explore as sensações que o tema causa em você e procure transmitir isso pro seu vídeo de forma sinestésica, fazendo dele não só uma coisa que se assiste, mas que se vive! Isso com certeza, fará você produzir algo muito original e surpreendente.

E aí? Gostou das dicas? Como você costuma fazer no seu processo criativo? Conta aí nos comentários que a gente vai gostar muito de se inspirar em você.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais