O segredo do sucesso no audiovisual – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Imagina que você está procurando recomendações de um bom médico para tirar dúvidas sobre sintomas que você imagina terem a ver com a saúde do seu coração. Você vai optar por um clínico geral ou um cardiologista?

Obviamente, a ideia de se consultar com um cardiologista, te transmite mais confiança, não é? Pensar que o profissional é especialista no assunto que você precisa, te deixa mais tranquilo de que ele vai fazer o melhor diagnóstico e te dar o melhor tratamento.

Esse raciocínio acompanha todo tipo de escolha de mercado, e no audiovisual, não é diferente.

Quando um cliente vai procurar alguém que desenvolva um trampo de audiovisual pra ele, com certeza, vai preferir a pessoa que entende mais do assunto.

Esse é o segredo do sucesso no audiovisual: ter foco e se especializar. É algo que pouca gente se liga, mas que faz a diferença de uma carreira geralzona pra uma carreira de sucesso.

O mito do editor “geralzão”

É muito comum, achar que é mais vantajoso saber fazer um pouco de cada coisa no audiovisual porque aí as possibilidades são maiores. Isso pode ser uma grande ilusão, porque, na real, é muito mais fácil cair naquela velha história de fazer um pouco de tudo e acabar não fazendo nada bem feito. Ser um editor pau pra toda obra, definitivamente, não é o caminho mais estratégico.

Manjar um pouco de filmagem, um pouco de edição, mais um pouco de efeitos e correção de cor, podem te fazer um editor ok e garantir que você faça um bom vídeo, mas é muito provável que esse vídeo não vai chamar atenção por nenhum desses tópicos, justamente por todos eles serem feitos corretamente.

Ser feito corretamente é diferente de ser incrível, e o que captura as pessoas, seja o espectador, o cliente, é o diferencial, a criatividade, os elementos que fazem um vídeo ser incrível. Não basta ser bem feito.

O mito do “sou bom em tudo”

Outro problema desse lance de editor geralzão é que trabalhar dessa forma é muito ruim para o processo criativo. Na pressão de dar conta de tudo, você acaba nem tendo algo em que é muito bom, e pior, você nem fica sabendo do que realmente curte dentro do universo do audiovisual. E saber o que gosta é muito importante pra que você seja  realmente bom no que faz.

O segredo do sucesso

Se especializar no audiovisual, dá um foco pra sua carreira, te dá direcionamento, além de facilitar a criatividade e te fazer investir no que mais gosta, tendo como resultado, se tornar fera nisso.

É importante ter noções básicas e dominar o processo como um todo. É claro que quanto mais referência e conhecimento, melhor, a gente sempre fala isso por aqui. Mas, o foco é importante pra investir num conhecimento estratégico, que vai ser a sua especialidade, alavancar sua carreira e favorecer o seu sucesso.

Ter esse foco, significa investir numa parte específica de tantas que existem nesse universo do audiovisual, e pra terminar daquele jeito gente boa, sem te deixar perdido, quero citar algumas:

 

  • VÍDEOS NA VERTICAL: mesmo com uma galera ainda torcendo o nariz, os vídeos na vertical estão aí pra ficar e a produção deles envolve uma série de habilidades específicas que você pode trabalhar e desenvolver pra ser um profissional referência no assunto.
  • SEGMENTOS ESPECÍFICOS DE MERCADO: esse é um tópico muito funcional. Já pensou unir seu amor por comida e edição e se tornar fera em vídeos de comida, restaurantes e etc? Focar em um segmento é uma estratégia excelente e muito certeira para o mercado, além de dar várias opções: roupas, esportes, vídeo-aulas, é só escolher, cara!
  • INTROMAKER: uma tendência muito forte do mercado é a produção de intros, seja pra canais no YouTube, empresas ou agências de publicidade. Ser um intromaker é um super diferencial na sua carreira, além de estar super em alta.

Pra ficar sempre atualizado e com boas referências, acompanhe a nossa BNEWS.

Forte abraço e sucesso nas edições (sucesso pra valer, não geralzão 😉)

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais