Guia do audiovisual: os principais termos que você precisa saber – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

E aí, fera, tá perdido? Fps, 4:3, 16:9, rgb, 24p e por aí vai não passam de siglas e números confusos pra você? Você não sabe se essas coisas são uma nova fórmula de Bhaskara, informação de protetor solar ou nome de série da Netflix? Calma, que mais uma vez, a gente vai te ajudar nessa.

Então, se você se interessa pelo audiovisual, ta começando na edição ou pensa em fazer isso e não sabe se procura um dermatologista ou um professor de matemática pra te ajudar com esses termos do começo do texto, só continua lendo aqui que você vai terminar essa leitura no mínimo menos desesperado e mais familiarizado com este universo do audiovisual.

Esse texto é um dicionário de termos básicos que você precisa saber sobre edição, áudio e vídeo. É legal que você adicione aos seus favoritos aí pra consultar sempre que rolar alguma dúvida, vai ser seu guia do mochileiro das galáxias, só que do editor. Então bora pros termos:

Aspect Ratio: aqui estamos falando sobre proporção do seu vídeo ou formato da tela, as proporções mais comuns são 4:3, 16:9 e 21:9.

Bitrate: é a quantidade de informações no seu vídeo, quanto maior o bitrate maior será a qualidade do vídeo, porém, maior também será seu peso.

Color Correction: se trata de equilibrar as cores do seu vídeo, deixando a imagem mais próxima do real, consertando eventuais interferências de cor na filmagem que deixam o vídeo mais azulado, ou amarelado por exemplo.

Color Grading: mudança artística nas cores com propósito narrativo (cof cof Edite como um Artista)

Codec: é o responsável por transformar as informações da timeline em um arquivo de vídeo.

Frame: chamamos assim cada um dos quadros que compõe um vídeo.

FPS: quantidade de frames (quadros) por segundo, por exemplo, 24 frames por segundo são 24 quadros por segundo.

HD/Full HD/2K/4K: resolução do seu vídeo, relacionado com o aspecto.

Export/Render: processo de transformação do projeto de edição em um arquivo de vídeo.

RGB: (red, green, blue). São as três cores que compõem a luz – vermelho, verde e azul.

Workflow: Conjunto de ações que compõem o processo da edição, cada pessoa costuma ter um workflow diferente.

Widescreen: Um dos aspect ratios mais comuns (16:9).

Letterbox/Pillar Box: as famosas “barras pretas” que aparecem em torno de um vídeo com proporção diferente da proporção da tela onde está sendo exibido.

Event/Evento: cada um dos arquivos posicionados na timeline

Crop: cortar uma parte visual do vídeo, para que ela não apareça no frame.

Timeline: linha do tempo usada para editar seu vídeo.

Source Trimmer: ferramenta que serve para selecionar parte do vídeo antes de importá-lo para a timeline.

Workspace: a interface do software, seus botões, ferramentas e etc.

Backup: salvar uma cópia de segurança dos arquivos

Proxy: versão “reduzida” (em baixa resolução) de um arquivo original de alta resolução, feito para acelerar o processo de edição

Encoding: o mesmo que render/export.

Formato: pode-se referir ao codec (erroneamente), ou ao contêiner de vídeo (Ex.: Mp4, Mov).

Pronto. Essa lista é a sua toalha (com todo respeito, Douglas Adams) se você é ou pretende ser um editor de vídeos. Esses termos vão te acompanhar e fica bem mais fácil agora que você já sabe o que eles significam, né? Mas se você  ainda quer se aprofundar mais nesse universo, a gente tem um curso que tem tudo a ver com isso e vai te dar a base que você precisa e temos também um vídeo no Youtube sobre o assunto. Você pode acessar esses dois conteúdos pelos links abaixo:

Vídeo DICIONÁRIO para iniciantes

Curso Iniciando em edição de vídeos

 

E aí? Curtiu? Conta pra gente nos comentários no que esse texto te ajudou e também, se você tem algum termo pra acrescentar no nosso guia. E não esquece de se cadastrar na nossa newsletter para receber conteúdos como este com exclusividade, é nosso segredinho, lembra?

 

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais