Pense em algum profissional do audiovisual, com um trabalho reconhecido, que toque as pessoas e que seja muito bom. Um trampo criativo, de qualidade, bem feito. Pense em quem faz esse trampo.
Pensou numa mulher?
O mercado audiovisual ainda é majoritariamente masculino. Normalmente, ao pensar em alguém que corresponda a esse perfil do primeiro parágrafo, a resposta a esse exercício de imaginação é um homem.
Por que será? Audiovisual não é coisa pra mulher? Não tem mesmo mina trabalhando nessa área?
Claro que não é por aí, né galera. O próprio time da BWMV já prova isso. Temos 3 minas incríveis trabalhando com audiovisual por aqui. Do mesmo jeito que isso acontece em vários lugares por aí e é ofuscado por um mercado que reflete o funcionamento de uma sociedade marcada pelo machismo.
Mas pra gente, audiovisual, é coisa de audiovisual!
É lugar pra quem tem vontade de estar. E tem muita mulher ocupando esse lugar. Neste texto, queremos compartilhar um pouco do trabalho feminino nesse meio e mais que isso, nos aproximar das minas que acompanham o Brainstorm e que estão envolvidas com o audiovisual.
Dizer que o mercado audiovisual é masculino na sua maioria não significa que são os homens quem mais produzem, ou tem mais qualidade para o trampo. A questão é que são quem mais aparecem, por conta de fatores que não tem nada a ver com competência e sim, com espaço.
E aparecer é algo que conta muito nessa área. Por isso, a importância de coletivos femininos e produções que denunciam esse cenário e apresentam o trabalho das mulheres. Bora conhecer alguns?
Mulheres: Seus desafios e conquistas no audiovisual
Esse trabalho é uma série de entrevistas com mulheres sobre suas trajetórias no audiovisual. Tem atriz, roteirista, diretora, muitas áreas. E foi idealizado e desenvolvido por uma dessas mulheres, a Priscila Miguel. Vai conhecer que vale a pena.
Mulheres Audiovisual
É uma plataforma toda voltada para o trabalho feminino na área. O site conta com um acervo de materiais produzidos por mulheres ao longo da história, catálogos de filmes e portfólios cadastrados. E inclusive é uma possibilidade cadastrar o seu portfólio na plataforma das minas e participar também.
Cine Matronas
Esse é um canal no youtube que aborda a inserção das mulheres no audiovisual e conta com web documentários entrevistando mulheres que trabalham nisso.
Câmera na mão
Aqui temos um trabalho muito massa, desenvolvido pela Patricia Bernal, profissional do audiovisual, mulher e produtora de conteúdos incríveis nessa área, tanto para aprender sobre coisas técnicas, quanto para pensar no espaço feminino no meio.
E isso, é claro, é só uma amostra de muitas iniciativas que existem de trabalhos femininos no audiovisual. Nossa ideia com o texto é trazer referências, pra que pensar em um profissional massa do audiovisual tenha a mesma probabilidade de vir à mente um homem ou uma mulher. E pra isso, a gente precisa conhecer o trabalho das minas.
Audiovisual, e o que mais ela quiser fazer, é coisa de mulher.