Conheça o trabalho audiovisual nas igrejas: um campo crescente pra galera da edição – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Talvez igreja não seja a primeira coisa que vem na sua cabeça quando pensa em produção audiovisual, ou pode ser que seja justamente uma das primeiras ideias, se você vive nesse contexto e é na sua igreja, aquele menino ou aquela menina que passa os slides e monta videozinhos de avisos, lançamentos de campanhas, divulgação de acampamentos e por aí vai.

Seja qual for o seu caso, é fato que, igrejas e as atividades que envolvem tem se tornado um meio crescente de atuação do audiovisual, além de um espaço bem representativo de produções muito legais e surpreendentes nesse meio. Por isso, a gente trouxe uma série de referências de produções audiovisuais no contexto religioso para você conhecer e se inspirar.

Esse campo é bastante amplo e envolve transmissões de eventos ao vivo (como cultos) que provavelmente é o mais conhecido, mas também vai muito além disso: existem muitos canais que produzem conteúdo relacionado, vídeos institucionais e até animações nessa pegada. Bora conhecer?

Oficialibab, Comunidade Siloé e Onda Dura

Esses são canais no youtube em que comunidades religiosas compartilham suas mensagens. O forte deles são as transmissões ao vivo dos cultos, palestras e eventos que ficam gravadas para serem acessadas depois. Além disso, trazem conteúdos em séries de devocionais, vlogs e vídeos institucionais muito bem feitos.

O pastor da IBAB, Ed René Kivitz, tem um canal particular bem legal também, em que o foco são mais séries de mensagens curtas, vídeos de 2, 3 minutos com uma proposta bem interessante.

DunamisMovement, Hillsong Worship, Oficial TS Band e Instituto TeenStreetBrasil

 

<iframe

Esses três são movimentos cristãos, também com canais no Youtube que investem bastante na parte artística dos seus vídeos, principalmente os dois primeiros. Os vídeos do Hillsong são basicamente produções musicais variadas.

O Dunamis, foca muito nessa parte e também investe em conteúdos de séries de mensagens, institucionais e de divulgação de seus eventos e cursos que é mais a pegada do TeenStreet também, tanto no canal br que tá aí no título, quanto nas versões gringas. A TS Band, é a parte de música do TeenStreet e o canal deles tem vários vídeos de performances da banda.

yesHEis Brasil, The Bible Project e Dan Stevers

 

Esses aí tem uma proposta bem focada no compartilhamento de mensagens teológicas de forma comunicativa e acessível, tanto que o yesHEis tem também um aplicativo e um blog com a mesma proposta. Os dois últimos, trabalham principalmente com animação (animações muito bonitas inclusive), um trabalho surpreendente que vale a pena conhecer!

 

E aí? Você já conhecia essa galera do audiovisual das igrejas? Ou então, já tinha pensado nesse campo como uma possibilidade? Se nunca tinha pensado nisso, ou se já está nessa pegada de alguma forma, fato é que esse é um campo crescente, cheio de possibilidades, tanto para ter uma experiência na área, desenvolver trabalhos para o seu portfólio, ou até mesmo para ganhar algum dinheiro com produção e edição.

Fica aí a nossa dica. Conta pra gente qual sua relação com esse universo e o que você achou desse post e das referências que a gente trouxe.

 

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais