Conheça Georges Méliès, o “pai” dos efeitos especiais – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais
Um dos seus filmes mais famosos, “Le voyage dans la Lune” (1902), foi inspirado em obras de Julio Verne e possui cenas icônicas que você, provavelmente, já viu.

Se você é antenado nos assuntos que envolvem o Audiovisual, deve ter visto a homenagem do Google para Georges Méliès, um dos pioneiros do cinema e considerado por muitos o “pai” dos efeitos especiais.

Georges Méliès foi um ilusionista e cineasta francês. É conhecido por ser um dos primeiros a utilizar técnicas elaboradas (algumas frutos de sua experiência prévia no ramo da mágica) no cinema. Se hoje você se espanta com a qualidade dos efeitos de Vingadores: Guerra Infinita, saiba que tudo isso começou com testes desse francês quando o cinema ainda dava os seus primeiros passos.

Um dos seus filmes mais famosos, “Le voyage dans la Lune” (1902), foi inspirado em obras de Julio Verne e possui cenas icônicas que você, provavelmente, já viu.

Responsável pela introdução de técnicas como duplicações e duplas exposições em filme, Méliès filmava a mesma cena diversas vezes no mesmo filme, e assim conseguia fazer o efeito de que o personagem estava em dois lugares ao mesmo tempo (bem mais complicado que a técnica atual para duplicação de personagens que ensinamos nesse tutorial, não é mesmo?); ou então pausava a filmagem e retirava um objeto de cena, fazendo parecer que havia desaparecido. Truques que em uma época em que não existiam softwares de pós-produção foram revolucionários.

Não é de se estranhar que a Google tenha homenageado esse ícone do cinema com um Doodle, também, revolucionário: o primeiro em 360º da história do buscador!

Se você ainda não o assistiu, veja o curta de animação romântico cheio de referências à vida de Méliès.

Vale muito a pena conferir!

Curtiu? Deixa aí embaixo nos comentários a sua opinião sobre o curta.

Siga nosso FacebookTwitterInstagram e Youtube para não perder nenhum conteúdo sobre o audiovisual e dicas bacanas como essa.

Um grande abraço e sucesso nas edições.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais