Como vídeos incríveis usam trilha sonora pra passar emoção? – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Há quem diga que a parte de som de um vídeo, corresponde a 50% dele, sendo a imagem a responsável pela outra metade. Sendo assim, não precisa nem falar da importância da trilha sonora na composição de um vídeo né?

Que ela é impotantíssima a gente já sabe, o que talvez merece mais a nossa atenção aqui é que o uso da trilha sonora pode ser justamente aquela diferença entre um vídeo bom e um vídeo INCRÍVEL.

E é por isso mesmo que eu trouxe pra você, o que os grandes editores e compositores que trabalham com storytelling e audiovisual levam em consideração na escolha da trilha sonora para mexer com as emoções do espectador.

O potencial neuro-estimulante da música

Pense em filmes marcantes como Star Wars ou Rei Leão, consegue lembrar de uma música deles? Tenho certeza que você já está assobiando agora. E por que?

A música mobiliza funções cognitivas, ou seja: memória, atenção, percepção e outras, por isso a gente lembra tão bem de sons que nos marcaram. Imagina quantas possibilidades existem ao usar a trilha sonora como um recurso para manipular essas funções e produzir diferentes efeitos para o espectador?!

O efeito de “cola” social que a música tem

É possível gerar um sentimento de pertencimento, de comunidade a partir da música, e isso acontece em diferentes culturas e diferentes épocas. Sabendo explorar esse recurso, o vídeo pode proporcionar emoções únicas!

“Áudio” do audiovisual não é só sobre trilha sonora

Pensar na parte acústica de um vídeo envolve mixagem, sonorização,equalização e até o uso do silêncio e todo esse trabalho bem pensado e articulado resulta em diferentes efeitos e sensações. Eu falei disso no canal sobre a diferença de um vídeo bom e um vídeo incrível.

A importância da inovação

Em vez de usar efeitos sonoros milimetricamente correspondentes à cena, vídeos incríveis apresentam relações inesperadas e surpreendetes tanto com a trilha sonora, quanto com a sonoplastia como um todo.  Uma parte de risco na música, e nos efeitos sonoros em geral tira o óbvio de cena e torna o vídeo muito mais marcante. Isso faz com que o vídeo seja imersivo, e toque diversas sensações. Desse jeito, fica impossível cair no tédio enquanto se assiste ele.

Viu só como o áudio é importante na edição e nos efeitos de um vídeo? Pra ser um grande editor, é preciso estar sempre atento a isso. E ficar por dentro do mercado audiovisual é uma excelente ferramenta pra conhecer o que tem de melhor na área, se atualizar e ter referências para vídeo INCRÍVEIS.

Quer fazer isso? Se inscreve na nossa BNews e receba o que tem de melhor no meio audiovisual pra crescer cada vez mais.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais