Continuando nossa série sobre softwares para edição de vídeos, vamos falar agora sobre aplicativos.
Um dos dispositivos mais utilizados hoje é o celular, e se você quer editar vídeos ou já edita, aproveitar essa oportunidade vai otimizar muito o seu tempo. Existe muitas opções de app que apresentam recursos bem bacanas.
Ah, não dá pra fazer uma superprodução pelos aplicativos, mas quebra um galho e tanto. Vamos conhecer?
Dá uma olhadinha nos assuntos anteriores desse guia para ficar por dentro dos softwares gratuitos e por que usar um software pago?
1. Kinemaster
O Kinemaster é bem fácil de ser utilizado, conta com tutoriais que podem te orientar certinho em como utilizar cada ferramenta. Dá pra fazer muita coisa, ele tem múltiplas camadas de vídeo, imagens e texto, sua renderização é bem rápida, seus formatos suportados são diversos, tem efeitos de transições (3D, wipes, fades..), corte, recorte e colagem frame a frame.
É possível compartilhar os vídeos produzidos direto para suas redes sociais em poucos minutos. Muitas pessoas já conhecem esse aplicativo pois está disponível tanto para Android e iOS. Sua única desvantagem é que para retirar a marca d’água do vídeo é preciso fazer assinatura mensal ou anual.
2. Power Director
Muita gente aposta que o Power Director é o melhor aplicativo para edição de vídeo disponível para Android ( 4.3 ou superior). Mas para utilizar esse app é recomendado ter uma noção das funcionalidades de alguns softwares profissionais. Mas relaxa, se você não tem essa experiência, é bom reservar um tempinho para pegar os macetes próprios do aplicativo.
Outros app oferecem um pouquinho mais de efeitos e são até mais fáceis de usar, mas ele conta com mais de 30 efeitos de transições e mais de 30 efeitos visuais que podem ser aplicados em qualquer vídeo. Após sua edição, você tem como opção escolher a qualidade do vídeo podendo variar de 360p a 1080p, o que vai contar, é que tipo de material você vai utilizar para realizar as filmagens ou até mesmo as fotos.
3. Premiere Clip
O Premiere Clip está disponível tanto para Android e iOS, esse aplicativo é como uma versão dos softwares do Adobe, mas mobile e modesto. Ele tem integrações com o Adobe Creative Cloud, e também com os alguns programas da nuvem criativa. Você pode compartilhar o final do vídeo diretamente em redes sociais, publicamente ou privado.
O aplicativo conta com recursos de edição básicos, como de iluminação, filtro, som, duplicação de trecho e aceleração de gravação. Dá para brincar bastante com ele e criar clipes divertidos.
Para quem tem um aparelho com ótima resolução de imagem, começar um vídeo simples e jogar no editor é apostar em um projeto muito maneiro e super fácil de produzir. É importante saber que ele tem poucas opções de trilha sonora disponível. Mas tirando isso, para quem quer algo prático, ele é super indicado. ;D
4. iMovie
O iMovie é o app de edição de vídeos da Apple. Por conta disso, está disponível apenas para Mac e iOS. Sua interface é muito intuitiva, permitindo que você crie seus filmes acrescentando trilhas e efeitos pré-montados com grande facilidade.
Você pode fazer cortes, reorganizar os clipes, trocar transições e exportar o resultado final em qualidades de até 4K. Ele conta ainda com funcionalidades muito bacanas, como a criação de trailers com modelos de fácil alteração. É uma ótima opção para usuários de dispositivos da maçã que precisam de um aplicativo para editar vídeos rapidamente.
E o nosso guia definitivo sobre softwares de edição de vídeo vai ficando por aqui!
Saiba que os softwares e aplicativos aqui citados não são únicos, temos uma infinidade de opções de editores, mas separamos os principais e mais bacanas de serem utilizados.
Se você sentiu falta de algum software específico e ainda tem dúvidas ou se gostou do estilo do conteúdo e tem sugestões, dá uma passadinha nos comentários que nossa equipe vai te responder.
Também siga nosso Facebook, Twitter, Instagram e Youtube para não perder nenhum conteúdo sobre o audiovisual.
Um grande abraço e sucesso nas edições.