Você que acompanha o Brainstorm, já percebeu que intro tem sido um tema bem falado recentemente né?! A gente ta falando bastante sobre isso e tem sido muito divertido relembrar intros épicas que marcaram a nossa vida.
Quem não se emociona com a abertura de StarWars, fica eufórico com a de Power Rangers ou tenso com a de Stranger Things? Quando a intro é boa, ela marca a gente de um jeito que é capaz de ficar assistindo a mesma coisa, a cada episódio só pela sensação que ela desperta!
Em compensação, tem muita intro que a gente nem lembra, não chama nossa atenção e que a gente acaba até pulando pra assistir logo o episódio da série por exemplo, né?
O que será que diferencia uma intro inesquecível, que te conquista de um jeito a ponto de valer a pena ser vista a cada vez que você vai assistir alguma coisa e a intro que você pula?
Na real, não é uma coisa só, mas um conjunto que cria essa diferença entre a intro inesquecível e a que todo mundo pula.
Trilha sonora
A trilha sonora certa é um dos pontos que fazem uma intro inesquecível. Quando o intromaker acerta na trilha, a gente fica com a musiquinha na cabeça, e associa ela ao programa que faz parte. Quando a trilha sonora marca a intro desse jeito, a gente sabe que foi uma escolha de sucesso!
Referências
Uma intro boa, tem que mostrar a que veio e algo que tem tudo a ver com isso, são as referências que ela traz. Algo que faz a gente se conectar com a intro e ficar vidrado nela é ter referências fortes e importantes. É como se ela contasse uma história toda em poucos segundos.
Síntese
Falando em contar toda uma história em pouco tempo, ta aí um grande fator de uma intro incrível: síntese. Pra intro ser boa e inesquecível, ela precisa contar a história de um jeito forte e claro, mas em pouco tempo. Daí a importância da criatividade, do storytelling, da técnica e do talento do editor pra construção de uma intro incrível.
Foca na essência
Por fim, tudo o que a gente falou até aqui tem a ver com uma única coisa: uma intro inesquecível é a que capta a essência do trabalho! Ela precisa, no pouco tempo de duração, mostrar a que veio! Isso significar despertar emoções que façam sentido com o material que ela faz parte, contar uma história e convencer o espectador de que está prestes a assistir algo incrível.
Criatividade é o que manda na hora de produzir uma intro inesquecível, que tem sentido e comunique a história a que está se referindo. Pra isso, é preciso muito trabalho, boas referências e técnicas. Conta aí nos comentários quais intros marcam a sua vida!
Abraço e sucesso nas edições!