5 livros que todo editor de vídeos precisa ler – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

5 livros que todo editor de vídeos precisa ler

Nem só de vídeo se faz um profissional do audiovisual, não é mesmo? A gente precisa estudar bastante pra fazer um trabalho cada vez melhor. E não é segredo pra ninguém que investir em conhecimento é um retorno certo em todos os sentidos né não? 

Então, se você tá afim de se aprofundar mais e sabe que os livros são indispensáveis nesse processo, acompanha essa lista que preparamos, só com indicação firmeza!

The cool stuff in adobe premiere pro – Jarle Leirpool

Esse livro, a gente pode considerar uma bíblia do Adobe Premiere, ele funciona muito pra consulta! Quando surge aquela dúvida, é só conferir o que o livro apresenta sobre aquele processo e aplicar no seu workflow, que dá muito certo!

Uma coisa legal, é que os temas são bem subdivididos e especificados no sumário, o que ajuda bastante por ser um livro bem grande. Enfim, vale muito a pena!

 

Color Correction handbook e Color correction lookbook  – Alexis Van Hurckman

Esses dois livros são focados na parte de cor, o autor, com certeza você deve conhecer, porque o cara é um colorista de excelência (ele é famoso ele!)

O primeiro livro é mais focado na parte de color correction pura mesmo, já o outro, tem uma proposta mais artística e é bem completo pra color grading.

 

Storytelling, histórias que deixam marcas – Adilson Xavier

Saber contar boas histórias é uma habilidade indispensável de um bom filmmaker e fundamental para o sucesso, seja produzindo conteúdo original ou produzindo para um cliente. Ta aí um livro que ensina e esmiúça a arte de contar histórias!

Se você quer entender como grandes e populares histórias são criadas e aprender como transformar simples histórias em verdadeiras lendas, esse livro é indispensável.

 

Num piscar de olhos – Walter Murch

Que Walter Murch é um dos maiores nomes quando se trata de filmes e edição, a gente já sabe. O que talvez seja novidade são os conceitos e macetes que ele aborda nesse livro, em que lança a famosa “Rule of six”, seis regras fundamentais para edição narrativa.

O autor mostra com genialidade, como pequenos frames podem mudar completamente o sentido da mensagem e como a emoção que um filme transmite é trabalhada na ilha de edição! O livro é fantástico e essencial no repertório de um editor de vídeos!

 

O Poder do Hábito  – Charles Duhigg

Esse livro não é especificamente sobre edição, mas não poderia faltar na nossa lista. E por quê? A gente fala bastante da importância da organização no trabalho com audiovisual, né? Neste livro, você vai ver a importância de investir numa rotina organizada, os benefícios disso e como fazer. Ideal pra quem ta precisando de uma força no quesito organização e pra dar aquela evoluída indispensável na carreira!

 

A jornada do herói – Joseph Campbell

Quer saber a fórmula para uma história imperdível e fascinante? Ta nesse livro. Mas não pense que isso é uma coisa entediante e repetitiva, pelo contrário.  De forma genial, Joseph Campbell apresenta os passos para a construção de uma aventura com rigor científico, baseado em grandes mitos da humanidade.

Esse livro é um clássico que inspirou os maiores roteiristas e criadores ao redor do mundo. As mais famosas histórias de Hollywood seguem a “fórmula”de Campbell da jornada do herói.

 

Essas são nossas recomendações. Curtiu?

Que outros livros você acrescentaria na nossa lista? Fala pra gente aí nos comentários! Lembrando que todos os títulos são links pra você poder acessar e adquirir os livros que tiver interesse.

 

Um abraço, boas leituras e manda ver nas edições!

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais