3 coisas simples que te ajudarão a fazer vídeos mais profissionais – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

No post de hoje vou te mostrar 3 coisas simples que vão elevar a qualidade dos seus vídeos para o próximo nível de profissionalismo.


Estou falando de coisas SUPER BÁSICAS que têm o poder de deixar o resultado final das suas edições com uma qualidade muito maior.

Como gosto de falar, o trabalho do editor de vídeos é o único em que quanto melhor é o profissional, menos reconhecido ele será.

“MAS COMO ASSIM, MATEUS?”

É isso mesmo! Quanto melhor você edita, menos pessoas percebem que o seu vídeo passou pelas mãos de um profissional do audiovisual por conta do realismo que a sua produção terá.

Portanto, se você deixar de fazer essas coisas, provavelmente algumas pessoas não perceberão nada de diferente, mas ao executá-las, suas produções terão um visual muito mais agradável mesmo que isso seja percebido apenas inconscientemente.

Vamos a elas?

1. Correção de cor (Balanço de Branco/White Balance)

Muita gente acaba esquecendo ou até mesmo ignorando o balanço de branco na pós-produção de materiais captados de maneira incorreta. O resultado, são vídeos azuis demais, ou muito verdes, amarelos, escuros e claros. Corrigir o branco de seus vídeos é MUITO FÁCIL e os principais softwares de edição possuem alternativas para efetuar essa correção com poucos cliques.

O Adobe Premiere, por exemplo, possui o Fast Color Corrector, onde você diz para o programa (clicando no símbolo de pipeta) qual parte do seu vídeo deve ser branca. O restante da correção o próprio software faz.

No Vegas o procedimento pode ser realizado com o próprio White Balance.

2. Cuidado com os cortes

Aqui vale prestar atenção não apenas no ritmo do seu vídeo (cortes longos ou curtos demais) como também na quantidade de Jump Cuts.

O Jump Cut é muito utilizado em vlogs (sabe aquele corte que o cara pula de uma lado para o outro num frame?) e, justamente por isso, ele não é o corte mais original do mundo.

Tente diversificar os estilos de corte do seu vídeo usando J Cut, ou talvez a variação oposta, o L Cut. Ou até mesmo utilizar qualquer outra transição mais criativa.

3. Equalização do Som

A principal ideia da equalização do som do seu vídeo é não deixar o áudio com aquele aspecto de abafado demais, ou estourado, com ruídos e chiados… Basicamente: consertar os vacilos que o seu microfone dá na hora da captação.

Para isso, tente modular graves e agudos, o volume da gravação, utilizar programas específicos para redução de ruído e os plugins presentes nos principais softwares de edição de vídeos.

O Adobe Premiere possui um EQ nativo onde você consegue equalizar facilmente as frequências do seu áudio.
No Vegas, a alternativa semelhante é o Track EQ.

 

Tenho certeza que fazendo essas 3 coisas básicas os seus vídeos terão um aspecto muito mais profissional e uma aparência MUITO MELHOR.
Se você ficou com alguma dúvida ou tem mais alguma sugestão para a galera, deixe ela aí nos comentários.

Não se esqueça de seguir as nossas redes sociais porque lá postamos dicas bacanas e úteis como essa.

Estamos no Facebook, Youtube, Twitter e Instagram.

Um forte abraço e sucesso nas edições.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais