Guia Completo sobre Filtros para Lentes de DSLR – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Você sabe o que são e para que servem os filtros nas lentes de câmeras DSLR? Aqui no Brainstorm você conhece os principais tipos de filtros, quais seus efeitos em vídeos e fotos, e, de quebra, aprende a criar seus próprios filtros.

O que são e para que servem os filtros

Filtros são acessórios que colocamos, geralmente, nas lentes de câmeras, e que possibilitam modificar cores, criar efeitos luminosos ou simplesmente proteger a lente.

Filtros DSLR
Esses filtros podem ser de três materiais: gelatina, plástico ou vidro, e podem ser circulares, encaixados na rosca frontal da lente da câmera, ou quadrados, que vão num acessório chamado Matte Box. Aqui vamos nos voltar principalmente para os filtros circulares, por conta da sua popularidade e facilidade de uso.

Principais tipos de filtros

Filtro UV

Este tipo de filtro bloqueia a passagem de luz ultravioleta para evitar que essa luz afete, de alguma forma, o resultado final. Uma visualização prática da função desse filtro: ele deixa imagens com o céu menos esbranquiçado, visto que é a luz UV que causa este efeito nas fotografias ou vídeos. Este filtro também é muito usado para proteção da lente, já que ele é o filtro que menos cria diferenças no resultado final.
Filtro UV

Filtro Polarizador (ou CPL)

É possível reconhecer o filtro polarizador por sua cor escura. Sua função é bloquear algumas frequências de luz de acordo com a configuração do usuário. Serve para eliminar brilhos e reflexos em algumas superfícies, como o vidro, ou ressaltar o specular de superfícies como o metal. Este tipo de filtro existe em duas configurações: circular, cuja frequência a ser bloqueada pode ser alterada, ou linear, quando não podemos mudar a frequência.
Filtro Polarizador

Filtro ND (Neutral Density)

O filtro ND serve para reduzir a quantidade de luz que o sensor da câmera recebe. Permite que o usuário tenha mais controle sobre velocidade do obturador, ISO e profundidade de campo sem, necessariamente, se preocupar com a quantidade de luz. Um exemplo prático de uso do filtro de densidade neutra é quando precisamos fotografar ou filmar num ambiente com muita luz, mas queremos manter o diafragma da lente bem aberto e usar velocidades baixas no obturador: nesse caso, usamos o filtro ND para diminuir essa quantidade de luz que passa pela lente.
Filtro Neutral Density

Filtros de Efeitos Especiais

Nesta categoria temos vários tipos de filtros, com dezenas de efeitos diferentes. Abaixo, uma lista dos filtros mais populares e seus efeitos nas fotografias ou filmagens.

Six-Point Star (ou simplesmente Star Filter)

Transforma os pontos de luz em estrelas de 6 pontos. Também disponível em outras configurações, como 4 pontos.

Six Point Star Filter
Fonte: PhotoBucket

Filtro Infravermelho

Faz com que apenas a luz infravermelha atinja o sensor da câmera, criando imagens diferenciadas.

Filtro Infravermelho
Fonte: Infrared Atelier

Filtro Close-Up

Basicamente uma “lente de aumento” para a lente da DSLR. Aproxima o assunto da sua lente.

Filtros Close Up
Fonte: eBay

Filtros de Balanceamento de Cor

Normalmente aparecem em forma de filtros de gelatina, e servem para remover/adicionar cores à luz.

Filtros de Correção de Cor

Como utilizar um filtro circular?

A utilização do filtro circular em sua lente é bem simples. Primeiramente, vai depender do tamanho da rosca frontal da lente onde iremos colocar o filtro. Por exemplo: se deseja utilizar um filtro na sua lente 18-55mm, a rosca frontal tem o tamanho de 58mm, portanto será necessário adquirir um filtro nesse tamanho. Já se sua lente for uma 50mm, um filtro de 55mm será o ideal para uso.
Caso você tenha um filtro que não corresponda com o tamanho da sua lente, existem acessórios chamados “step-up” e “step-down”, que servem justamente para adaptar o tamanho do seu filtro ao tamanho da sua lente.
Step Up Step Down Rings
Fonte: B&H Photo Video
Algo muito importante para a utilização do filtro: tenha em mente que, na maioria das lentes, encaixamos o filtro no anel de foco. Isso significa que, ao girar o anel de foco, você girará o filtro. Caso esteja usando um filtro que dependa da posição do anel de foco, como os filtros CPL ou os filtros graduados, você acabará perdendo sua configuração anterior. O ideal é que sempre faça os ajustes no filtro após fazer os ajustes de foco, para não correr o risco de perder sua configuração.

Criando filtros personalizados

Você pode criar filtros personalizados usando materiais do cotidiano para sua lente. Confira no nosso Guia Completo sobre Filtros para DSLR, como criar filtros com papel-cartão, linha de pesca e outros materiais!

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais