Como ser um editor de vídeos profissional? – Brainstorm Tutoriais – Edição de Vídeo com Sony Vegas, Adobe Premiere e muito mais

Muita gente gosta de mexer com mídias audiovisuais, seja por lazer ou diversão, seja por necessidade. Geralmente essas pessoas acabam descobrindo que a edição de vídeo é seu ponto forte, e então decidem se aprofundar no assunto. Fazem cursos, correm atrás de conteúdo, procuram aprender novas técnicas e maneiras diferentes de se editar o material visual. Chegam a um ponto em que têm certeza de que a edição de vídeo é realmente o que elas querem para o futuro.


É geralmente neste ponto que surgem dúvidas: como posso trabalhar com edição de vídeo profissionalmente? É possível ganhar dinheiro nessa área?


Especialize-se

Antes de mais nada, você deve escolher um ramo para atuar. Existem várias vertentes da chamada “edição de vídeo”. Edição de vídeo é algo muito amplo. A definição mais básica que se tem é a seguinte:

Edição de vídeo é o processo de corte e montagem de filmes em meio analógico ou digital, linear ou não-linear. Editar um filme ou vídeo não se limita a escolher as melhores cenas, é nesta fase da produção que são inseridos efeitos especiaistrilhas sonoras e legendasFonte: Wikipedia 

Então é preciso definir no que você quer atuar. Temos vários ramos:


Criação de efeitos visuais/acabamento: Nesta área, os editores são responsáveis pela criação de efeitos visuais geralmente, mas não se limitando a, com partículas ou modelagem 3D, e também devem criar créditos e títulos.


Criação de vinhetas e VT’s: Aqui o profissional deve criar vinhetas e VT’s geralmente direcionados para a TV. Quase sempre, os profissionais dessa área são formados em Design ou Motion Design.


Edição bruta/Jornalística: Já nessa parte da videoplastia, a função dos editores é de fazer a edição básica do vídeo: cortar, criar fades, fazer todo o esquema do filme. Esse tipo de edição é mais comum no jornalismo, onde o próprio repórter é quem edita suas matérias.


Caso você não tenha encontrado nas opções acima alguma com que você se identifique, você também pode criar conteúdo para sites como o Youtube. É bastante rentável, você pode até participar do programa de parceria do Youtube e ter a possibilidade de monetizar seus vídeos.  


  

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 20 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Siga nossas Redes Sociais