FAQ | Perguntas Frequentes

Aqui você encontra as dúvidas mais frequentemente enviadas ao Brainstorm Tutoriais. Não encontrou o que estava procurando? Entre em contato!

Onde envio um pedido de tutorial?

Você pode enviar seu pedido de tutorial através deste formulário. Ele será lido e poderá se tornar um vídeo do canal! 😉

Você faz intro, banner, vinheta para meu canal?

Entre em contato conosco através do Brainstorm.WMV, nos enviando uma mensagem com sua ideia, referências e tudo mais o que achar necessário para criarmos seu material. Enviaremos um orçamento em até 3 dias.

Onde posso solicitar serviços para o Brainstorm Tutoriais?

Através do www.brainstormwmv.com.br. Realizamos serviços para empresas, canais do YouTube e outros fins. Envie sua ideia e iremos realizar!

Quando saem novos vídeos no canal?

Os vídeos do Brainstorm Tutoriais saem sempre às Segundas, Quartas e fins de semana, por volta das 9h da noite (horário de Brasília).

Como participar do TIPS&CHALLENGE!?

O TIPS&CHALLENGE é um concurso realizado dentro do TIPS&TRICKS, quadro de perguntas e respostas do canal. Acontece uma edição do desafio por mês, e você deve assistir a todos os TIPS&TRICKS do mês em questão para poder entender o desafio, pegar dicas e materiais e assim participar do concurso.

Como entrar em contato com o Brainstorm Tutoriais?

Você pode falar com a gente pelo Facebook, Twitter ou Email. Garantimos que vamos ler TODAS as mensagens, e iremos dar o nosso melhor para responder a todos em pouco tempo. 😀

Como ser parceiro do Brainstorm Tutoriais?

Se você tem uma empresa e gostaria de anunciar nos vídeos do canal, ou criar alguma ação promocional, entre em contato através do email anuncie@brainstormtutoriais.com. Podemos enviar nosso Media Kit, e estamos sempre abertos a novas ideias! 😉

Você dá aulas particulares de edição de vídeo?

Por enquanto ainda não, mas em breve teremos novidades 😉

Por que meu tutorial não foi atendido?

Recebemos centenas de pedidos diariamente, mas não temos tempo hábil de atender a todos, além de haver um calendário para seguir =/ Mas se serve de consolo, sempre leremos todos os pedidos e ideias, e tentamos incluí-los no máximo de vídeos possível!

Como posso colaborar com a continuidade do Brainstorm Tutoriais?

Compartilhando o nosso conteúdo com seus amigos e conhecidos já é de grande ajuda! Mas se quiser nos pagar um café, clique aqui:





Minhas waveforms (ondas) de áudio não aparecem

Simples! Pressione as teclas SHIFT+F5, ou vá até View >> Rebuild Audio Peaks.

Os efeitos aparecem apenas na metade da tela do preview

Isso é por causa da ferramenta SPLIT SCREEN ativada. Veja este vídeo com o funcionamento da ferramenta e descubra como desativá-la.

A tela de preview/visualização sumiu! O que eu faço?

Você precisa resetar sua interface do Vegas. Parece complicado, mas não é: vá até View >> Window Layouts >> Default Layout. Ainda em dúvida? Veja este vídeo.

Aparece um A/B na minha track de vídeo, como proceder?

Essa é a ferramenta de Layers do Sony Vegas: serve para criar transições mais precisas entre os clipes. Para desativá-la, basta dar dois cliques na borda de um dos eventos dessa track. Ou então, mais simples: clique com o botão direito na track de vídeo com problema >> desmarque Expand Track Layers.

expand-track-layers

Os efeitos não estão aparecendo na tela de visualização

Mais uma vez o Split Screen dando dor de cabeça. Simples de resolver: clique no botão em destaque acima do seu Preview, como na imagem. Dúvidas? Veja esse vídeo.

split-screen

O Vegas exportou apenas uma parte do vídeo!

Detalhes que fazem a diferença: há um botão na janela de render chamado “Render Loop Region Only”. Ele fará com que apenas a região selecionada seja renderizada. Desmarque esse cara chato!

loop-region

O render em MP4 sai mais escuro do que o normal

Isso é causado por uma coisa chamada Chroma Subsampling. Não vamos entrar em detalhes aqui porque não é lugar, né? Simplesmente adicione o efeito LEVELS com o template COMPUTER RGB TO STUDIO RGB ao seu Preview. Se quiser saber mais, veja este vídeo.

O vídeo não tem áudio depois que salvei

Mais uma vez, detalhes enchendo o saco de nós editores. Basta habilitar a opção “Include Audio” na hora de fazer o Render em MP4.

include-audio

Não consigo importar um arquivo .avi

Trata-se de um problema com os codecs do Sony Vegas. Normalmente, instalando o k-Lite Codec Pack, você consegue resolver. Se não funcionar, tente converter os arquivos para outros formatos comuns como WMV ou MP4.

Não consigo importar um arquivo .mov ou .mp4

Aqui temos um problema com o chamado QuickTime: é provável que você ainda não o tenha em seu computador. Basta seguir os passos deste tutorial e… problema resolvido!

Título do Box

Regra de todo editor que usa o Sony Vegas: DESATIVE O RESAMPLING! Não sabe o que é isso? Se liga neste vídeo e você entenderá do que estamos falando. Para resolver o seu problema, veja essa dica rápida que preparamos especialmente pra você.

Como salvar os vídeos do Sony Vegas mais rápido?

Só com muita magia! Hahahah. Mentira, também dá pra seguir essas dicas aqui.

Quando deleto algum arquivo da timeline, os outros saem do lugar. O que fazer?

Desabilite a função Auto-Ripple do Sony Vegas. Ela ajuda bastante, mas também enche o saco de vez em quando. Veja este vídeo para entender.

ripple

Meu vídeo fica travando quando estou usando o Sony Vegas

Isso normalmente tem uma única causa: PC fraco. Não estou dizendo que seu computador seja ruim, mas o Vegas exige muito mais que até mesmo alguns games por aí. Então, você precisa seguir as dicas deste vídeo para tentar desafogar seu computador.

Apareceram algumas marcas laranja na timeline, o que são elas?

Elas são os chamados Markers, que são adicionados com a tecla M, e servem para marcar alguns momentos da sua timeline. Estão atrapalhando? Clique com o botão direito sobre o número de cada uma delas, e simplesmente delete-as do seu projeto.

markers

O vídeo repete em determinado momento na timeline

Isso é por causa do Loop Region. Basta desativar o botão destacado na imagem e tudo volta ao normal.

loop

Como salvar os projetos do Vegas automaticamente?

O Vegas já faz isso automaticamente e a gente nem precisa se preocupar. Mas se mesmo assim estiver inseguro, dê uma olhada neste vídeo aqui.

O Event Pan/Crop fica dando saltos quando vou movimentá-lo

Trata-se do Snapping. Aqui tem um tutorial de como resolver.

O Track Motion distorce a imagem quando aumento ou diminuo o seu tamanho

Você precisa ativar as ferramentas de proporção para não distorcer as suas imagens. Ative as ferramentas em destaque na imagem abaixo:

track-motion

A janela do Pan/Crop sumiu. O que fazer para voltar ao normal?

Ela é um pouco tímida, e deve ter se escondido. Veja o tutorial presente neste vídeo aqui.

Fechei algumas janelas sem querer. Como resetar?

Volte 10 casas. Brincadeira, mas volte à pergunta relacionada ao sumiço do Preview.

O meu Pan/Crop se movimenta diferente da timeline. Como fazer os dois movimentarem com sincronia?

Basta ativar a ferramenta em destaque na imagem abaixo e VOILÀ, resolvido!

sync

Por que meu Vegas não tem a ferramenta de máscara/masks?

Você deve estar utilizando a versão Movie Studio do Sony Vegas. Essa ferramenta só está disponível na versão PRO do Sony Vegas.

Minha fonte não aparece na caixa de texto do Sony Vegas

O Vegas costuma não reconhecer algumas fontes OpenType. Mas como provavelmente você não tem ideia do que elas sejam, simplesmente siga este tutorial.

O Adobe Premiere é melhor que o Sony Vegas?

Sim e não. Na realidade, cada um deles tem seus lados bons e ruins, e só quem pode decidir quem é melhor que quem, é você que vai utilizá-los. Se quiser se aprofundar no assunto, assista a este vídeo onde dou minha opinião sobre isso.

Como deixar o Premiere em Inglês?

Basta seguir os passos deste tutorial. Recomendamos que deixe seu Premiere em inglês porque 1. te ajuda a aprender inglês e 2. todo mundo usa o Premiere em inglês.

Como mudar os atalhos do Adobe Premiere?

Acesse o editor de atalhos através de Options >> Keyboard Shortcuts.

Como criar um novo projeto no Adobe Premiere?

Basta ir até File >> New. Se estiver falando de sequências, é só clicar no botão de New Item >> New Sequence.

Como fazer cortes no Adobe Premiere?

Use a tecla CTRL+K ou a ferramenta “Slice” através da tecla C.

Como exportar arquivos do Adobe Premiere?

Vá até File >> Export, e faça as configurações que desejar na janela que aparecer, clicando em “Export” logo em seguida.

Aparece uma mensagem de erro vermelha no preview do Adobe Premiere

Isso pode ser por várias causas, mas a principal é que o Premiere não conseguiu encontrar os arquivos do projeto. Use a ferramenta do próprio software para indicar pra ele onde estão os vídeos e imagens que usou em seu projeto.

Estou saindo do Sony Vegas e quero editar no Premiere. Por onde começar?

Você pode conhecer a série Road to Premiere, preparada especialmente para quem quer editar no Adobe Premiere e já sabe editar no Sony Vegas.

Como deixar o After Effects em inglês?

Basta seguir os passos deste tutorial, mas mude a pasta de instalação do arquivo: selecione After Effects CC/Support Files.

Por onde começar a aprender Adobe After Effects?

Conheça a série de iniciantes do After Effects aqui no Brainstorm! 😉

O After Effects é melhor que Vegas ou Premiere?

O After Effects é um “complemento” ao uso do Vegas ou Premiere. Entenda melhor aqui.

O HitFilm Ultimate é grátis?

Não. Ele custa cerca de 150 dólares. O HitFilm Express é a versão grátis do Ultimate, com algumas limitações. Mas serve para criar seus primeiros vídeos! 😉

Qual a diferença entre a versão Express e a versão Ultimate?

A versão Ultimate vem com todos os recursos disponíveis para o HitFilm, enquanto a versão Express é GRÁTIS, mas contem cerca de 1/3 das funcionalidades originais.

O HitFilm é melhor que o After Effects ou que o Vegas ou Premiere?

O HitFilm também é um software de composição como o After Effects, e pode substituir o Vegas ou Premiere (coisa que o After não faz). Então digamos que ele seja mais “completo” que o After Effects, em termos de usabilidade prática. Complicado? Talvez.

Onde devo aprender a usar o programa?

Comece pela aula de HitFilm Express para iniciantes! A partir dali, você já pode seguir os tutoriais como todo mundo 😉