Vamos entender de vez como funciona esse negócio do Teal and Orange. Esse é um estilo de color grading baseado nas cores laranja e azul, laranja e ciano, amarelo e ciano, dentre outras que estão nesse mesmo espectro. Normalmente, aplicamos as sombras no azul e tons claros no laranja.

Por que funciona?
As cores tem algumas regras ou “fórmulas” que chamamos de color schemes ou esquemas cromáticos. São combinações de cores que sempre vão funcionar e ficar agradável aos olhos.

Entenda as regras dos esquemas cromáticos:

As cores complementares são caracterizadas ficam distantes na no círculo cromático. Isso representa um alto contraste de cores (não estamos falando de contraste de luminosidade). Este é um dos motivos que fazem com que o Teal and Orange seja utilizado com frequência.

Justamente pelo contraste das cores, nesse esquema de color grading, a cor da pele acaba “saltando” bastante e ficando muito em destaque.

E por fim, o Teal and Orange é uma combinação bastante agradável. Combinações de cores que seguem alguma das regras no círculo cromático sempre tendem a ficar esteticamente agradáveis – em outras palavras, mais bonitas.

Dois exemplos de filmes que seguem esse estilo:

Mad Max: esse é o melhor exemplo do uso de Teal and Orange. O filme usa da psicologia das cores para justificar o uso do esquema cromático. Para representar o calor no deserto usa-se o laranja, e o azul entra para representar a frieza dos personagens.

Já o filme Transformers 2 não segue nenhum motivo específico para o uso do teal and orange, além de ser bastante forçado nas cenas.

Stefan Sonnenfeld, colorista de Transformers, disse ao The Guardian: “não tem um processo de escolha das cores onde sentamos na sala de colorização e decidimos que só vamos usar teal and orange ou outro esquema. cada filme tem seu estilo.”

A escolha do look do filme muitas vezes é uma decisão tomada pelo diretor junto com o colorista, e nesse caso do teal and orange, normalmente não é guiada pela psicologia das cores.

Será que isso é Moda?
Vlogs de viagem tem utilizado bastante esse esquema de cor.

É inegável que funciona, mas quem tem que tomar a decisão de uso é você, que está colorindo.

Minha recomendação é: não exagere. Tem gente que acha que color grading é bronzeador artificial e fica parecendo uma cenoura no vídeo.

E procure seu estilo próprio… tem muita gente no esquema teal and orange, experimente algo novo pra se diferenciar.

Como fazer?

Tutorial passo a passo:

Usando Luts: o LUT M31 é o mais famoso, mas existem vários outros, inclusive gratuitos.

Usando ferramentas nativas: separe o que é amarelo com ferramenta de correção de cor secundária, principalmente a pele. Jogue o restante no azul.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 18 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Anúncio

Siga nossas Redes Sociais