Hoje irei abordar 5 situações absurdas pelas coisas TODO editor passa (você não vai acreditar na terceira) rs. Além de falar sobre essas situações, irei abordar também as soluções para as mesmas.

CADASTRE SEU E-MAIL PARA A BLACK STORM: http://on.bwmv.com.br/2zXPwJj

E começando com uma coisa bônus que rola com todo editor, é perder tempo com uma coisa que no fim das contas nem vai fazer tanta diferença assim, tipo um detalhe numa animação, ou perder horas com um take que no fim das contas você nem vai usar no vídeo final.

Todo editor já passou por aquele lance de imaginar uma coisa na cabeça, e na hora de colocar em prática ficar um pouquinho diferente. Ou então quem trampa com clientes, sabe que o cliente tem uma ideia, mas não tem a grana suficiente pra isso.

Isso aqui é muito comum. às vezes a gente tá editando e num dado momento percebe que o áudio está dessincronizado. Ou então algum arquivo corrompe no meio da edição, ou os HDs desconectam… OU PIOR AINDA: rolou DUAS HORAS DE RENDER e ele TRAVA NO ÚLTIMO SEGUNDO.

Esses problemas são pra matar qualquer editor.

Mas pior ainda: quando você erra na edição e o erro passa despercebido na revisão… e quando você vê o vídeo tá no ar. Tem gente que faz bastante isso aí.

A questão é que ninguém está imune a este tipo de problema e nem tem como ficar 100% imune, mas faça a manutenção dos componentes do seu computador constantemente. E claro, faça as coisas com o máximo de antecedência possível, porque esses erros geralmente acontecem quando fazemos as coisas desesperadamente, por isso repito, faça as coisas com antecedência e revise mais de uma vez.

Esse aqui é o mais clássico. Acho que a mãe de todo mundo que trabalha com audiovisual já deve ter falado: ah, isso aí não dá dinheiro. Sabe seu primo? Passou no concurso, tá ganhando 20 mil por mês, dirige uma Ferrari, tem um iate e vai pra lua mês que vem.

Ou alguma outra pessoa na família já deve ter falado coisa parecida, que arte não dá pra ganhar a vida, que é melhor fazer direito, medicina, qualquer outra coisa mais “normal” talvez.

Esse é um assunto muito delicado, cada família reage de um jeito quando dizemos que queremos trabalhar com vídeo, com cinema, com produção audiovisual no geral. Mas quando a sua família não tiver muita confiança nessa sua escolha, mostre resultados, seus, de outras pessoas do meio e tente mostrar a eles que é possível sim trabalhar com isso. Audiovisual no Brasil é algo que cresce ano a ano e já está no top 5 de cursos de maior concorrência por vaga na USP!

Aprenda Edição de Vídeo Profissional: https://goo.gl/FJtjZr

E mesmo se a sua família ainda não te apoiar, não desanima, faça o que você ama e o que acredite. Mete a cara e faz! Sempre tem como se dar um jeito quando se faz o que ama!

Outra grande e delicada situação que todo editor já passou é a desvalorização. E ela vem de várias formas como “você é o cara que edita uns vídeos”, “faz esse mais barato que eu vou fazer vários”. Mas olha, eu não estou dizendo que você não pode aceitar esse tipo de coisa, são casos e casos, mas geralmente esse tipo de conversa tende a diminuir o nosso trabalho, que não é só apertar botões, tivemos que estudar muito pra saber qual botão apertar e qual efeito causar na audiência. Por isso, valorize o seu tempo e o seu talento. No começo é difícil diferenciar as boas e as más oportunidades, mas vamos aprendendo com o tempo. Acho que esse tema até merece um vídeo só pra ele, o que você acha? Escreve embaixo nos comentários!

E a última coisa que todo editor já passou é a correria, ficar sem tempo e ter que trabalhar de madrugada, varar a noite, tudo pra terminar aquele job. Tem gente no mercado que acha lindo isso, glamuroso e que faz parte do trabalho. Eu não concordo tanto assim, eu acho que às vezes é necessário, mas sempre faz mal. A gente tem que se preocupar muito com a nossa saúde, e trabalhar loucamente assim não é nada saudável. E claro, tem gente que prefira trabalhar de madrugada e não propriamente vara a noite por desespero, nesses casos é outra história, é uma opção.

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 18 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

Anúncio

Siga nossas Redes Sociais