Nesse vídeo iremos falar sobre as técnicas de edição soviéticas que ainda ditam o pensamento cinematográfico da edição nos dias de hoje.

LINK ESPECIAL PARA O TREINAMENTO DE ADOBE PREMIERE: http://on.bwmv.com.br/2gVikgt – Use o cupom PREMIERESOVIETICO para 20% DE DESCONTO!

√Č na Escola de Cinema de Moscou que surgem 3 nomes important√≠ssimos para o cinema mundial e principalmente para n√≥s, editores. Lev Kuleshov e posteriormente, seus alunos Serguei Eisenstein e Vsevolod Pudovkin.

Lev Kuleshov foi professor na Escola de Cinema de Moscou e durante esse período estudou rigorosamente Intolerance de Griffith o levando a propor a sua maior contribuição para o cinema: O Efeito Kuleshov.

Kuleshov criou o efeito no qual utiliza 3 vezes a mesma filmagem de um ator sem grandes gestos, seguida de uma imagem diferente sendo elas, um prato de comida, uma mulher num caixão e uma mulher atraente. O efeito consiste na mudança de percepção que temos da expressão do ator. Quando a imagem é seguida pelo prato de comida, interpretamos que ele tenha fome. Quando seguido da imagem da mulher no caixão, entendemos que ele está triste, e quando acompanhado da mulher atraente, ele sente desejo.

Kuleshov comprovou assim que a sequência apresentada das imagens é o que define o sentido do filme. Esse aspecto da produção de sentidos possibilita a criação da geografia criativa.

Utilizemos a s√©rie da HBO, Game of Thrones como exemplo. A s√©rie √© gravada em diversos pa√≠ses devido √†s necessidades geogr√°ficas da produ√ß√£o. Contudo, pouco √© percept√≠vel para o espectador que um castelo da s√©rie possa ter um pequeno peda√ßo em pa√≠ses diferentes. Tudo √© cr√≠vel como sendo real em um espa√ßo geogr√°fico √ļnico.

Serguei Eisenstein quebra as rela√ß√Ķes do cinema com o teatro, ampliando as possibilidades de controle de tempo e espa√ßo dentro de um filme, fazendo da linguagem cinematogr√°fica √ļnica.

Eisenstein em sua teoria prop√īs a edi√ß√£o por meio do choque entre sentidos opostos, levando a s√≠ntese, no caso, o sentido almejado da sequ√™ncia. Serguei exemplificou 5 m√©todos diferentes do processo de montagem sendo eles:

Metric montage é o método mais simples e consiste em ignorar a ação em cena para manter a métrica de corte do filme.

Rythmic montage √© a edi√ß√£o baseada na a√ß√£o das cenas. Esse √© um m√©todo presente em di√°logos, persegui√ß√Ķes e em sequ√™ncia que prezam pela continuidade. √Č tamb√©m um dos m√©todos mais utilizados hoje.

Tonal montage é a montagem baseada no tom e nos elementos que mantenham esse humor. Podendo ser visual ou mais abstrato como um sentimento.

Overtonal Montage consiste na sobreposição de tons e humores. Um exemplo de overtonal montage é a cena do batizado em Godfather de 1972.

E o √ļltimo m√©todo proposto por Eisenstein √© a Intellectual montage, que √© a montagem baseada em rela√ß√Ķes de conceitos, que nem sempre s√£o totalmente claros ao espectador.

Conheça a Rule of Six: https://goo.gl/FDBQoa

Pudovkin também desenvolve 5 técnicas de edição, baseadas no efeito Kuleshov, essas visando o controle psicológico da audiência. As 5 técnicas propostas por Pudovkin são:

Contrast é uma técnica de montagem em que se juntam cenas de sentidos opostos, levando o telespectador a uma comparação entre essas duas cenas.

Parallelism por sua vez √© a conex√£o de duas cenas por algum aspecto visual em cena. √Č uma t√©cnica muito utilizada para demonstrar um avan√ßo de tempo na trama sem a necessidade de explicitar.

Symbolism é a montagem de duas cenas estabelecendo entre elas uma metáfora, também abstrata e não precisa ser clara ao espectador.

Simultaneity ou também conhecido como cross cut, é a técnica de montagem em que várias linhas do tempo são apresentadas simultaneamente.

Leitmotif é a ideia, fórmula que reaparece de modo constante em obra literária, discurso publicitário ou político, com valor simbólico e para expressar uma preocupação dominante.

Todas as técnicas aqui apresentadas ainda são amplamente utilizadas nos dias de hoje, e são as principais teorias que guiam a montagem de filmes. Edição de vídeo não é apenas juntar vários cortes, mas proporcionar um sentido a eles.

Aprenda Edição de Vídeo Profissional: https://goo.gl/9zvPkW

Mateus Ferreira

Mateus Ferreira tem 18 anos, é de Londrina-PR e atualmente cursa Comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Sempre foi apaixonado por internet, edição de vídeos e programação, criou o Brainstorm Tutoriais em Janeiro/2011 com o intuito de compartilhar seu conhecimento.

Ver todas as postagens

An√ļncio

Siga nossas Redes Sociais